Site ufma.br

Telefone

Nota no MEC

4 de 5

Tamanho

mais de 39.000 alunos

Professores

mais de 1.970

Cursos

150 de graduação

Unidades

47

Ver ofertas e vagas

UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma universidade pública com sede em São Luís, no Maranhão. Ela foi fundada em 1966.

A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e a distância.

Avaliações da UFMA

Destaques da UFMA

A UFMA valoriza programas e projetos associados à Pesquisa e à Extensão. Os cursos oferecidos são, em sua maioria, presenciais, mas a educação a distância também está ganhando espaço na universidade. Seu corpo docente é formado por mais de 36% de mestres e cerca de 51% de doutores e as ações de assistência à comunidade ajudam na formação profissional dos alunos. 

Entre os diferenciais da UFMA, estão:

  • Hospital Universitário: referência estadual em procedimentos de alta complexidade em diversas áreas;
  • Programa Idiomas sem Fronteiras: parceria com o MEC que tem como objetivo incentivar o aprendizado de línguas;
  • Convênios com universidades espalhadas pelo mundo, proporcionando o intercâmbio de estudantes;
  • Programa de Iniciação Científica com incentivo à formação de novos pesquisadores.

 

 

Cursos com vaga na UFMA

Outras informações sobre a UFMA

A sede da Reitoria da UFMA, o Palácio Cristo Rei, foi construído em 1877 e é um marco da arquitetura colonial de São Luís. Seus primeiros donos faziam parte de uma tradicional família maranhense que, mais tarde, doaram o espaço para o clero, que o transformou na primeira sede da Diocese da capital do Maranhão.

O espaço, posteriormente, também abrigou a antiga Faculdade de Filosofia. Em 1991, o Palácio Cristo Rei teve parte de sua estrutura destruída por um incêndio e precisou passar por uma grande recuperação. Depois disso, virou um símbolo da antiga arquitetura maranhense.

Onde você pode estudar na UFMA

A UFMA conta com 10 unidades no Maranhão, nas cidades de São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz e Balsas.

Em sua estrutura física, a instituição possui biblioteca, laboratórios diversos, Hospital Universitário, rádio universidade, residência estudantil, restaurante universitário e uma editora.

 

Ver mais unidades

Faculdades mais buscadas

Cursos mais buscados

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa