Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

Quanto tempo dura até 10 semestres

Área de Conhecimento Ciências humanas

Estágio Mínimo 200 horas

Como é o curso de Teologia?

Como é a faculdade?

Teologia é o curso voltado para a formação de estudiosos das religiões, analisando contexto histórico e influência na sociedade. O teólogo pode pesquisar as religiões a partir de tradições, fenômenos, textos sacros, doutrinas e dogmas.

Ele também pode atuar de forma interdisciplinar, investigando relações com outras ciências humanas e sociais, como Antropologia e Sociologia, no estudo de relações entre religião, cultura e sociedade.

Como é o mercado?

O profissional de Teologia pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos.

Se optar pela licenciatura, pode ensinar religião e ética em escolas de Ensinos Fundamental e Médio. Ele também encontra espaço em ONGs e centros culturais e religiosos.

O que você irá aprender?

Conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Teologia deve preparar o aluno para, entre outros:

  • Atuar conforme princípios éticos e cidadãos, considerando questões contemporâneas sobre direitos humanos, meio ambiente, educação étnico-racial, educação indígena e sustentabilidade;
  • Produzir conhecimento científico no campo da Teologia e na área das Ciências Humanas;
  • Interpretar narrativas, textos históricos e tradições em seu contexto;
  • Desenvolver espírito científico e pensamento reflexivo;
  • Adquirir senso crítico e de cooperação para o desenvolvimento do saber teológico e das práticas religiosas dentro de sua própria tradição;
  • Atuar de modo participativo e criativo junto a diferentes grupos culturais e sociais, promovendo a inclusão social, a reflexão ética e o respeito aos direitos humanos.

Como é a rotina?

O profissional de Teologia pode pesquisar doutrinas religiosas, realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos, além de administrar comunidades e formar pessoas de acordo com diferentes preceitos religiosos.

Ele também pode orientar a comunidade, transmitir e preservar ensinamentos e tradições religiosas e praticar a vida contemplativa.

Quais são as áreas de atuação?

O formado em Teologia pode atuar com funções específicas em alguma religião, como padre, pastor, bispo, ou leigo, profissionalmente ou voluntariamente.

Ele pode trabalhar em templos, igrejas, sinagogas, mosteiros, casas de santo e terreiros, aldeias indígenas, casas de culto.

Universidades e escolas, centros de pesquisa, sociedades beneficentes e associações religiosas, organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas também são outras possibilidades de lugares de trabalho.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Teologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Estudar as doutrinas religiosas;
  • Participar de atividades inter-religiosas;
  • Estar aberto ao diálogo inter-religioso;
  • Respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais;
  • Estudar os valores humanos e princípios religiosos;
  • Manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas.

Quais são as exigências do mercado?

O teólogo deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC. É comum, também, encontrar profissionais com pós-graduação.

Nota de corte para o curso de Teologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa