Resumo do curso

Tipos de curso Tecnólogo

Quanto tempo dura em média, 3 anos

Área de Conhecimento Engenharias

Estágio Não obrigatório

Como é o curso de Segurança do Trabalho?

Como é a faculdade?

O curso de Segurança do Trabalho está focado na prevenção de acidentes e no cuidado da saúde dos trabalhadores em relação ao cotidiano das empresas e organizações.

A formação é oferecida como curso técnico, de nível médio, e como graduação tecnológica.

Como é o mercado?

O técnico ou tecnólogo em Segurança no Trabalho pode atuar em empresas, indústrias, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança e sindicatos ou entidades de classe.

Esse profissional integra o quadro de sustentabilidade da empresa, atuando com gerenciamento de riscos e mobilizando a cultura de saúde e segurança do ambiente com os funcionários.

O que você irá aprender?

O curso de Segurança do Trabalho em nível técnico se encaixa nas áreas da Saúde e Meio Ambiente, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do Ministério da Educação (MEC).

O curso pode ser concluído em um ano e meio ou dois, com conteúdos relacionados à higiene no trabalho, ergonomia, educação para segurança no trabalho, saúde e medicina do trabalho, ao Direito do Trabalho e à conservação ambiental.

Já o curso de Segurança do Trabalho em nível superior, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, pode ser concluído, em média, em três anos.

A instituição de ensino deve oferecer biblioteca com conteúdo específico e atualizado, laboratórios de informática, de ergonomia e acústica, de prevenção e combate a incêndio, de segurança do trabalho e de suporte básico à vida.

Como é a rotina?

Quais são as áreas de atuação?

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Nota de corte para o curso de Segurança do Trabalho

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa