Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado, Pós-graduação e Técnico
Quanto tempo dura até 8 semestres
Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas
Estágio É obrigatório
Como é o curso de Secretariado?
Como é a faculdade?
O curso de Secretariado habilita o profissional para o assessoramento, trabalhando tanto com empresários, organizando seus compromissos, quanto com a automação de escritórios.
O formado pode cuidar das rotinas financeiras e administrativas do chefe, lidar com a contabilidade e organização de compromissos, e redigir e encaminhar documentos. Também pode fazer a integração entre os setores por meio do fluxo de informações.
Há duas modalidades do curso: bacharelado e tecnológico. O bacharelado, chamado de Secretariado Executivo, mira no assessoramento individual de executivos e empresários, enquanto o tecnológico é voltado para atuar em cargos focados na gestão do setor ou departamento de uma empresa.
A fluência em uma língua estrangeira é essencial para esse profissional, pois arquivos em outros idiomas e clientes estrangeiros podem ser comuns em uma empresa.
Como é o mercado?
O que você irá aprender?
O curso de Secretariado, como tecnológico, segue as regras gerais dos cursos tecnológicos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ele está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.
Como bacharelado, o curso de Secretariado Executivo segue suas próprias diretrizes. Seu currículo é formado por três eixos de formação interligados: Conteúdos Básicos, Conteúdos Específicos e Conteúdos Teórico-Práticos.
Os Conteúdos Básicos estudam temas relacionados com as Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Ciências Econômicas e Ciências da Comunicação e da Informação.
Já os Conteúdos Específicos abordam as técnicas de secretariado; da gestão secretarial; da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas; de organização e métodos; de psicologia empresarial; e de ética geral e profissional. Também contemplam o domínio de, ao mínimo, uma língua estrangeira e o aprofundamento da língua nacional.
O eixo de Conteúdos Teórico-Práticos são os estudos em laboratórios informatizados, estágio e atividades complementares.
As disciplinas mais tradicionais no curso de Secretariado são:
- Aplicativos de Informática em Escritórios;
- Cerimonial e Regras de Protocolos;
- Comunicação Empresarial;
- Comunicação Escrita;
- Contabilidade;
- Direito Empresarial;
- Economia e Mercado;
- Empreendedorismo;
- Estratégia Empresarial;
- Introdução ao Marketing;
- Introdução à Administração;
- Legislação Trabalhista e Previdenciária;
- Marketing Pessoal e Etiqueta;
- Métodos Numéricos Aplicados à Gestão;
- Organização de Eventos e Feiras;
- Psicologia das Organizações;
- Qualidade Aplicada às Organizações;
- Recursos Humanos: Fundamentos e Processos;
- Relações Interpessoais e Liderança;
- Sistemas de Informações Gerenciais;
- Técnicas de Secretariado;
- Ética nos Negócios.
Para avaliar o curso de Secretariado Executivo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considera os seguintes conteúdos:
- Técnicas secretariais: Histórico da profissão, Regulamentação da profissão, Postura, Perfil, Ética profissional, Gerenciamento de rotinas, Organização de eventos, Cerimonial e protocolo, Etiqueta profissional e Recursos tecnológicos;
- Gestão secretarial: Empreendedorismo, Processo de negociação, Assessoria executiva, Gestão da informação, Organização de eventos, Consultoria na área secretarial;
- Comunicação organizacional: Redação comercial e oficial em língua nacional, Domínios de expressão e comunicação interna e externa, Argumentação para os processos de negociação e expressões interpessoais e intergrupais, Redação comercial em língua inglesa;
- Administração e planejamento estratégico: Conceitos e etapas do planejamento estratégico, Aspectos estruturais das organizações;
- Psicologia empresarial: Relações de poder, cultura e clima organizacional; Relações inter e intrapessoais.
Como é a rotina?
Quais são as áreas de atuação?
O profissional de Secretariado pode atuar como assessor ou consultor, secretário pessoal ou executivo, tradutor e intérprete.
Ele pode fazer esses trabalhos para empresas de pequeno a grande porte ou como autônomo.