Resumo do curso
Tipos de curso Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico
Quanto tempo dura em média, 3 anos
Área de Conhecimento Ciências exatas e da terra
Estágio É obrigatório
Como é o curso de Redes de Computadores?
Como é a faculdade?
A formação em Redes de Computadores habilita para auxiliar no projeto e na construção de redes de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada.
O tecnólogo na área é capaz de desenvolver e documentar projetos de redes de todos os portes, além de avaliar o desempenho delas e propor formas para melhorar a qualidade de serviço.
Há opções de cursos técnicos na área. Enquanto o técnico trabalha operacionalmente na implantação de sistemas de comunicação de dados, o tecnólogo tem competências técnicas e habilidades em gestão de redes corporativas.
Como é o mercado?
O formado em Redes de Computadores trabalha em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.
Atua ainda em organizações de tecnologia e dos setores de indústria, comércio e serviços.
Outras alternativas de emprego são instituições de ensino, ONGs, órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa.
O que você irá aprender?
O curso de Tecnologia em Redes de Computadores, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), precisa formar o profissional para, entre outros tópicos:
- Projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores;
- Identificar necessidades, dimensionar, elaborar especificações e avaliar soluções para segurança de redes de computadores;
- Desenvolver e documentar projetos em redes de pequeno, médio e grande portes;
- Avaliar o desempenho da rede e propor medidas para melhoria da qualidade de serviço;
- Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Com duração média de 2.000 horas, os cursos têm geralmente disciplinas de exatas, como física e matemática, além de aulas em laboratório de eletrônica, eletrotécnica e computação. Há a obrigatoriedade de cumprir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Como é a rotina?
A principal função do tecnólogo em Redes de Computadores é gerenciar ambientes computacionais. Além de implantar e documentar rotinas e projetos, o profissional controla os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.
Outra atividade que faz parte do seu dia a dia é oferecer suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários. Ele também configura e instala recursos e sistemas computacionais e controla a segurança do espaço computacional.
Quais são as áreas de atuação?
Os profissionais de Redes de Computadores podem trabalhar em empresas da área de Tecnologia da Informação e nos setores de TI de organizações de todos os segmentos.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do profissional de Redes de Computadores, elencadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Capacidade de mostrar iniciativa;
- Capacidade de manter sigilo;
- Raciocínio lógico;
- Capacidade de se colocar no lugar do usuário;
- Atenção concentrada;
- Habilidade para contornar situações adversas.
Quais são as exigências do mercado?
A atuação profissional do tecnólogo em Redes de Computadores requer apenas um diploma em um curso superior reconhecido pelo MEC.