Resumo do curso

Tipos de curso Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico

Quanto tempo dura em média, 3 anos

Área de Conhecimento Ciências exatas e da terra

Estágio É obrigatório

Como é o curso de Redes de Computadores?

Como é a faculdade?

A formação em Redes de Computadores habilita para auxiliar no projeto e na construção de redes de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada.

O tecnólogo na área é capaz de desenvolver e documentar projetos de redes de todos os portes, além de avaliar o desempenho delas e propor formas para melhorar a qualidade de serviço.

Há opções de cursos técnicos na área. Enquanto o técnico trabalha operacionalmente na implantação de sistemas de comunicação de dados, o tecnólogo tem competências técnicas e habilidades em gestão de redes corporativas.

Como é o mercado?

O formado em Redes de Computadores trabalha em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.

Atua ainda em organizações de tecnologia e dos setores de indústria, comércio e serviços.

Outras alternativas de emprego são instituições de ensino, ONGs, órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa.

O que você irá aprender?

O curso de Tecnologia em Redes de Computadores, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), precisa formar o profissional para, entre outros tópicos:

  • Projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores;
  • Identificar necessidades, dimensionar, elaborar especificações e avaliar soluções para segurança de redes de computadores;
  • Desenvolver e documentar projetos em redes de pequeno, médio e grande portes;
  • Avaliar o desempenho da rede e propor medidas para melhoria da qualidade de serviço;
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Com duração média de 2.000 horas, os cursos têm geralmente disciplinas de exatas, como física e matemática, além de aulas em laboratório de eletrônica, eletrotécnica e computação. Há a obrigatoriedade de cumprir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como é a rotina?

A principal função do tecnólogo em Redes de Computadores é gerenciar ambientes computacionais. Além de implantar e documentar rotinas e projetos, o profissional controla os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.

Outra atividade que faz parte do seu dia a dia é oferecer suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários. Ele também configura e instala recursos e sistemas computacionais e controla a segurança do espaço computacional.

Quais são as áreas de atuação?

Os profissionais de Redes de Computadores podem trabalhar em empresas da área de Tecnologia da Informação e nos setores de TI de organizações de todos os segmentos.

 

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Redes de Computadores, elencadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Capacidade de mostrar iniciativa;
  • Capacidade de manter sigilo;
  • Raciocínio lógico;
  • Capacidade de se colocar no lugar do usuário;
  • Atenção concentrada;
  • Habilidade para contornar situações adversas.

Quais são as exigências do mercado?

A atuação profissional do tecnólogo em Redes de Computadores requer apenas um diploma em um curso superior reconhecido pelo MEC. 

 

 

Nota de corte para o curso de Redes de Computadores

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa