Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado
Quanto tempo dura em média, 5 anos
Área de Conhecimento Ciências da saúde
Estágio Mínimo 800 horas
Como é o curso de Odontologia?
Como é a faculdade?
O curso de Odontologia forma profissionais focados no estudo e no tratamento dos dentes, ossos da face, gengiva, língua, mordida e articulação da mandíbula com o crânio. Seus estudantes têm vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico.
O aluno do curso está qualificado para tratar da saúde e da estética bucal, limpando, extraindo e restaurando dentes, instalando próteses, realizando cirurgias, prevenindo e tratando doenças.
Como é o mercado?
O profissional de Odontologia pode trabalhar em consultórios, em atendimento público ou em programas sociais.
Por haver grande oferta de profissionais nessa área, cursos de especialização são interessantes para a obtenção de destaque no mercado.
O que você irá aprender?
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) apontam que o curso de Odontologia deve ser composto de três áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Odontológicas (propedêutica clínica, clínica odontológica e odontologia pediátrica).
O curso está estruturado com base na formação geral, profissional e cidadã, aproximando o conhecimento básico da prática clínica e, comumente, oferece programas de iniciação científica.
O estágio deve atingir pelo menos 20% da carga horária total, e o trabalho de conclusão de curso é obrigatório.
Como é a rotina?
O dentista oferece atendimento a pacientes, executando procedimentos odontológicos e cirurgias. Ele também realiza diagnóstico e prognóstico e aplica medidas de promoção e prevenção à saúde.
Outra possibilidade de atuação para o profissional de Odontologia é o desenvolvimento de ações de ensino e pesquisas na área odontológica.
Quais são as áreas de atuação?
O dentista e o cirurgião-dentista trabalham de forma autônoma ou com carteira assinada em clínicas, cooperativas, empresas de atendimento odontológico e na administração pública. Podem ainda exercer suas atividades individualmente ou em equipe.
Entre as áreas de atuação, estão:
- Odontologia legal e saúde coletiva;
- Dentística, prótese, e prótese maxilofacial;
- Odontopediatria e ortodontia;
- Radiologia;
- Patologia;
- Estomatologia;
- Periodontia;
- Traumatologia bucomaxilofacial;
- Implantologia.
O profissional dessa área pode permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Além disso, pode ficar exposto a radiações, materiais tóxicos, ruído intenso, contaminações e aos riscos de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do profissional de Odontologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Capacidade motora fina e habilidade manual;
- Empatia;
- Percepção visual;
- Receptividade;
- Capacidade de contornar situações adversas;
- Paciência e segurança;
- Senso estético;
- Criatividade;
- Sensibilidade;
- Organização;
- Capacidade de inovação;
- Saber ouvir;
- Efetuar atendimento humanizado.
Quais são as exigências do mercado?
O dentista deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
É recomendado ao profissional buscar especializações e atualizações constantemente, com cursos de pós-graduação na área.