Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Pós-graduação

Quanto tempo dura até 9 semestres

Área de Conhecimento Ciências exatas e da Terra

Estágio Não é obrigatório

Como é o curso de Oceanografia?

Como é a faculdade?

A formação em Oceanografia capacita para investigar as características dos mares, oceanos e zonas costeiras. O aluno estuda desde as características físicas até os fenômenos que ocorrem nesses ambientes e suas formas de vida, incluindo sua interação com a atmosfera e os continentes.

Depois de concluir o curso, o profissional está preparado para examinar a composição dos ambientes aquáticos e elaborar projetos de exploração de recursos dos mares, medindo os impactos no ecossistema.

Como é o mercado?

O que você irá aprender?

O curso de Oceanografia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), tem tempo mínimo de quatro anos, com pelo menos 3.000 de carga horária.

Para a formação do oceanógrafo, as instituições devem trabalhar com três núcleos em comum em seu currículo: um de formação básica, um geral e outro de formação profissional. Eles devem ser divididos da seguinte forma: 

  • Formação básica: Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia.
  • Formação geral: Oceanografia Química, Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Interações Oceanográficas e Geomática.
  • Formação Profissional: Recursos Renováveis, Recursos não Renováveis, Gestão Ambiental e Processos Naturais.

Além disso, é obrigatório que 25% da carga horária seja formada por disciplinas de formação profissional e as atividades práticas devem estar presentes em 40% dos conteúdos. Mais uma exigência é que o aluno cumpram pelo menos 100 horas em atividades de embarque, para se ambientar com as funções a bordo. Também é obrigatório fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolvendo todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica.

Como é a rotina?

Quais são as áreas de atuação?

O profissional de Oceanografia pode trabalhar com pesquisa, prestação de serviços em estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo, na modelagem da circulação dos oceanos, no setor pesqueiro, na biotecnologia, no setor de cosméticos e  alimentícios e na indústria farmacêutica.

Como o Brasil tem um litoral de grande extensão e diversidade, é um campo importante e com chances de expansão de oportunidades no mercado de trabalho da área.

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Nota de corte para o curso de Oceanografia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa