Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado
Quanto tempo dura até 20 semestres
Área de Conhecimento Ciências da saúde
Estágio Mínimo 2.520 horas
Como é o curso de Medicina?
Como é a faculdade?
O curso de Medicina forma profissionais de saúde humana geral. O médico formado tem condições de diagnosticar e prevenir doenças, receitar medicamentos, aplicar e acompanhar o tratamento de seus pacientes.
Após os seis anos de duração mínima do curso, os formados podem fazer mais dois anos de residência médica para obter uma especialização.
Como é o mercado de Medicina?
O profissional de Medicina pode atuar em postos de saúde, hospitais, empresas e clínicas, na realização de exames, diagnósticos, consultas e cirurgias. O alto prestígio e boa remuneração desses profissionais fazem com que o curso seja um dos mais disputados no país.
O que você irá aprender?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina deve ser dividido em três áreas:
- Atenção à Saúde (dimensão da diversidade biológica, subjetiva, cultural, local, ambiental);
- Gestão em Saúde (compreensão dos princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde e das ações de gerenciamento e administração);
- Educação em Saúde (responsabilidade com o aprendizado e aprofundamento científico contínuo).
O estágio ocupa 35% da carga total do curso, no mínimo, sendo realizado em regime de internato: 30% no Sistema Básico de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência, e 70% sendo divididos entre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental, sendo que nenhum desses conteúdos pode ocupar mais que 20% do tempo total de estágio.
Como é a rotina?
O médico realiza consultas e tratamentos com seus pacientes, além de implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
O profissional de Medicina também pode coordenar programas e serviços de saúde, assim como efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas.
Quais são as áreas de atuação do profissional de Medicina?
O profissional de Medicina geralmente trabalha por conta própria, sem supervisão, em setores de saúde (hospitais, clínicas, empresas), além de ensino e pesquisa.
O trabalho é feito individualmente ou em equipes, em ambientes fechados e geralmente com horários irregulares (com exceção dos profissionais de Estratégia de Saúde da Família, que têm horários fixos e trabalham como empregados).
O médico pode trabalhar em posições desconfortáveis e está sujeito a estresse constante. Também deve ter cuidado pois pode estar sujeito à ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características que deve ter ou desenvolver o profissional de Medicina, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Capacidade de atenção seletiva e rapidez de percepção;
- Tolerância;
- Altruísmo;
- Capacidade de lidar com situações adversas;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Demonstrar empatia;
- Interpretação e adequação de linguagem verbal e não-verbal;
- Capacidade de liderança e de tomar decisões;
- Imparcialidade de julgamento;
- Capacidade de preservar sigilo médico;
- Saber ouvir;
- Efetuar atendimento humanizado.
Quais são as exigências do mercado de Medicina?
O profissional de Medicina deve ter diploma de curso reconhecido pelo MEC e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional.