Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado, Licenciatura e Pós-graduação

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Linguística, letras e artes

Estágio Mínimo 300 horas

Como é o curso de Letras?

Como é a faculdade?

A graduação em Letras prepara os alunos para compreender o funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. 

Durante as aulas, o estudante aprenderá sobre a estrutura da língua de um povo, sua história, literatura, seus meios de comunicação e a sua interação e cultura a partir da linguagem.

Ao fim do curso, é comum o profissional se especializar em uma língua moderna, a exemplo de inglês, espanhol e francês, mas também há opções de línguas clássicas, como latim e grego.

Como é o mercado?

O letrólogo pode atuar em serviços de eventos, congressos e seminários, de atividades empresariais variadas e da administração pública. Também é possível exercer funções em universidades, fundações, produtoras e outras instituições, públicas ou privadas.

Mais uma opção é trabalhar como tradutor, intérprete e audiodescritor, podendo ou não ser autônomo e atuar a distância. Vale lembrar que, em algumas atividades, o formado na área pode estar sujeito a permanências prolongadas em posições desconfortáveis, a ruídos intensos e a trabalhos sob pressão de prazos.

O que você irá aprender?

O curso de Letras deve ter seu conteúdo básico ligado à área dos Estudos Linguísticos e Literários, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os Estudos Linguísticos e Literários precisam se basear na percepção da língua e da literatura como prática social e como a forma mais elaborada das manifestações culturais.

Para avaliar o curso de Letras, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considera os seguintes conteúdos:

  • Concepções de linguagem;
  • Processos de letramentos;
  • Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural;
  • Teorias de aquisição e aprendizagem de língua;
  • Métodos e abordagens de ensino de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
  • Processos de variação linguística;
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais;
  • Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento;
  • Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário;
  • Construções de cânones literários;
  • Períodos e gêneros literários;
  • Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos;
  • Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento;
  • Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
  • Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
  • Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua e de suas respectivas literaturas.

Como é a rotina?

Em seu dia a dia de trabalho, o letrólogo traduz textos e imagens, de um idioma para outro, levando em conta as variáveis culturais e os aspectos linguísticos e visando o público-alvo.

O profissional também interpreta, oralmente e/ou na língua de sinais, de forma simultânea ou consecutiva, discursos, debates, textos e formas de comunicação eletrônica, além de fazer crítica de textos e prestar assessoria a clientes.

Quais são as áreas de atuação?

O formado em Letras pode atuar em escolas de idiomas, escolas de ensino fundamental e médio, cursos preparatórios para concursos e vestibular, universidades, editoras, agências de publicidade, emissoras de TV e rádio e departamento de comunicação em empresas privadas.

Além disso, é possível trabalhar como secretário, escritor, crítico e revisor de textos em várias áreas, devido ao seu conhecimento de português e de outro idioma.

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Para atuar, é exigido o diploma em um curso de Letras reconhecido pelo MEC. Entretanto, há algumas funções que aceitam ensino médio ou o diploma de técnico, que é o caso de tradutores e intérpretes.

O desenvolvimento pleno das atividades da área requer experiência superior a cinco anos, exceto para os audiodescritores, que varia de um a dois anos de prática.

Nota de corte para o curso de Letras

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa