Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura até 8 semestres

Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas

Estágio

Como é o curso de Hotelaria?

Como é a faculdade?

A formação em Hotelaria prepara o aluno para gerenciar a acomodação, recreação, lazer e alimentação em hotéis, flats, pousadas, resorts, estâncias e spas.

O profissional formado é responsável por atuar no planejamento, implantação e gerenciamento de unidades hoteleiras, adaptando-se aos contextos históricos e suas relações geográficas, sociais, econômicas e turísticas.

O curso pode ser tecnológico ou bacharelado ou até mesmo uma habilitação das áreas de Administração e Turismo. 

 

 

Como é o mercado?

O que você irá aprender?

O curso de Hotelaria, como tecnólogo, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), deve seguir as regras gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, com carga horária mínima de 1.600 horas. No caso do bacharelado, são cumpridas as normas gerais do curso de Administração, além das diretrizes do curso Administração Hoteleira.

Em relação ao currículo, levando em conta as diretrizes do curso de Administração Hoteleira (Administração com habilitação em Hotelaria), o conteúdo é separado em três eixos: Conteúdos Básicos, Conteúdos Específicos e Conteúdos Teórico-Práticos.

Os Conteúdos Básicos abordam estudos relacionados com as Ciências Humanas (com ênfase na Psicologia, Sociologia e na Geografia – física, humana, política e econômica) e com as Ciências da Comunicação e das Artes.

Já os Conteúdos Específicos trazem assuntos referentes à Administração, a Economia e o Direito, aplicados à Hotelaria e interligados com o Turismo, além de abordarem temas sobre sistemas de comunicação e informática e a fluência de, pelo menos, uma língua estrangeira.

O eixo de Conteúdos Teórico-Práticos, por outro lado, engloba estágio, atividades complementares e extraclasse, atividades de pesquisa e iniciação científica e estudos de sistemas informatizados à disposição do fluxo turístico.

 

 

 

Como é a rotina?

Quais são as áreas de atuação?

O profissional de Hotelaria pode coordenar funcionários e serviços de um estabelecimento, como hotéis, pousadas e resorts, além de poder trabalhar no planejamento estratégico de comunicação e marketing.

Outra opção é atuar em hotelaria hospitalar e na administração de shoppings.

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Nota de corte para o curso de Hotelaria

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa