Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Licenciatura

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências humanas

Estágio Mínimo 400 horas

Como é o curso de História?

Como é a faculdade?

A formação em História instrui profissionais capazes de estudar e analisar as linhas gerais do processo histórico humano. Esse estudo leva em consideração os aspectos de economia, poder, conflitos sociais, crenças religiosas, relações sociais e manifestações culturais.

O graduado em História está habilitado a investigar e interpretar acontecimentos históricos com base em pesquisa, seleção, classificação e relação de dados coletados em documentos, bibliotecas, arquivos ou estudos arqueológicos.

Como é o mercado de História?

O historiador trabalha diretamente na produção e na difusão do conhecimento histórico. Pode atuar como professor, em pesquisas científicas, em arquivos, museus e outras atividades culturais e de preservação patrimonial. Outras oportunidades estão em jornais e revistas especializados na área ou diretamente no governo, na elaboração de políticas públicas culturais e educacionais.

O profissional de História pode trabalhar também em ONGs, empresas de turismo, departamentos públicos de cidades históricas, com pesquisa científica ou como autônomo. Já o licenciado pode trabalhar como professor na rede pública ou particular.

 

O que você irá aprender?

O curso de História tem seus conteúdos básicos e complementares organizados em três eixos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC): conteúdos históricos ou historiográficos, conteúdos especializados e conteúdos complementares.

Os conteúdos históricos/historiográficos estão relacionados às práticas de pesquisa e aprendizagem sob diferentes metodologias, definindo e problematizando os grandes recortes históricos de tempo e espaço.

Os conteúdos especializados permitem abordagem mais dinâmica dos temas, o que pode variar de acordo com cada instituição de ensino. Cabe a elas assegurar que o aluno faça atividades optativas em outras áreas do conhecimento.

Por fim, os conteúdos complementares trazem instrumentação mínima para as muitas atuações do historiador, fornecendo embasamento para realização de atividades pedagógicas, estágio e outras disciplinas paralelas, como fundamentos de arquivologia, museologia e gerenciamento de patrimônio histórico.

Os alunos de licenciatura também têm conteúdos específicos de Pedagogia e Educação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta a necessidade das seguintes disciplinas na grade do curso de História:

  • Teoria e Metodologia da História;
  • História Antiga;
  • História Medieval;
  • História Moderna;
  • História Contemporânea;
  • História do Brasil;
  • História da América;
  • História da África;
  • História e cultura afro-brasileira e indígena;
  • Ensino de História.

Como é a rotina?

O historiador pesquisa as relações humanas e sociais na perspectiva histórica, realizando procedimentos de coleta, tratamento e análise de dados e informações, além de disseminar e divulgar seus resultados de pesquisa. O profissional de História planeja e coordena atividades de pesquisa e pode dar aulas.

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de História?

As áreas de atuação de quem se forma em História podem ser bastante variadas. Ele pode trabalhar com serviços sociais, na administração pública, com atividades recreativas, esportivas e culturais, na pesquisa, no desenvolvimento e no ensino. Esse profissional geralmente trabalha com instituições de pesquisa, em universidades e organizações não-governamentais, instituições federais, estaduais e municipais, além de ocupar espaços em empresas nas áreas de planejamento e estatística.

Trabalha com carteira assinada, como estatutário e também como prestador de serviços. Pode atuar de forma individual ou em equipes multidisciplinares.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de História, de acordo com o Ministério do Trabalho, são:

  • Criatividade;
  • Capacidade de reflexão;
  • Capacidade de análise crítica;
  • Alteridade;
  • Sensibilidade social;
  • Trabalhar em equipe;
  • Expressão escrita;
  • Expressão oral;
  • Promover interdisciplinaridade.

 

Quais são as exigências do mercado de História?

O profissional de História deve ter formação em curso reconhecido pelo MEC, podendo fazer especialização, mestrado e doutorado. Para atuar como pesquisador, o historiador também pode prestar concurso para universidades e instituições.

De uma forma geral, considera-se que o profissional pleno tenha trabalhado de três a quatro anos sob supervisão de outros pesquisadores.

Nota de corte para o curso de História

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa