Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura até 10 semestres

Área de Conhecimento Ciências exatas e da Terra

Estágio Mínimo 160 horas

Como é o curso de Geologia?

Como é a faculdade?

A formação em Geologia, ou Engenharia Geológica, habilita o profissional para aplicar o conhecimento sobre a composição dos mais variados terrenos. 

O graduado realiza estudos do solo antes da instalação de empreendimentos e participa de relatórios de impactos ambientais para o licenciamento de novas obras. Ele também pode seguir carreira na área da pesquisa. 

Como é o mercado?

O que você irá aprender?

O curso de Geologia, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), tem duração mínima de 3.600 horas e conclusão de cinco anos.

O aluno estuda disciplinas de formação básica, de formação específica, profissionalizante e temática. Também realiza disciplinas de atividades de campo, com 720 horas mínimas. 

Algumas matérias que fazem parte do núcleo básico são Cálculo, Física, Química, Topografia e Estatística. Outras disciplinas em comum nas faculdades para os outros núcleos são:

  • Mineralogia;
  • Geologia (geral, fundamentos, econômica, histórica, do Brasil, etc.);
  • Paleontologia;
  • Hidrogeologia;
  • Geotectônica;
  • Estratigrafia;
  • Petrologia;
  • Cartografia.

Desde 2015, para a obtenção do diploma, o MEC exige o cumprimento do estágio supervisionado e a entrega de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

 

 

 

 

Como é a rotina?

Quais são as áreas de atuação?

Os formados em Geologia podem atuar em empresas que exploram recursos naturais, como petróleo, gás natural e minério, ou que fazem licenciamento ambiental. Também podem trabalhar como autônomos, oferecendo consultoria.

 

 

 

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Nota de corte para o curso de Geologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa