Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura até 10 semestres

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Mínimo 800 horas

Como é o curso de Fonoaudiologia?

Como é a faculdade?

Fonoaudiologia forma profissionais que trabalham com a habilitação e a reabilitação da voz, audição, motricidade oral, leitura e escrita.

 

O aluno do curso aprende a diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta e outras alterações relacionadas à comunicação, além de compreender a constituição humana e suas relações sociais.

Como é o mercado?

O fonoaudiólogo encontra espaço de trabalho em clínicas, creches, consultórios, escolas, hospitais, teatro e emissoras de rádio e televisão. Ele trabalha em equipes multidisciplinares, com médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e educadores.

O que você irá aprender?

Os cursos de Fonoaudiologia contam com um conteúdo dividido nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Fonoaudiológicas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O estudante do curso aprende a reconhecer, avaliar e prevenir problemas para tratar seus pacientes, bem como a entender a constituição física e psicológica humana, seus relacionamentos e sua linguagem.

O estágio deve ocupar pelo menos 20% da carga horária total, ocorrendo nos dois últimos anos de formação, geralmente em clínica-escola. Para se formar, o estudante deve realizar trabalho de conclusão de curso.

 

 

Como é a rotina?

O profissional de Fonoaudiologia trabalha com diagnóstico, habilitação e reabilitação de pacientes, por meio de tratamentos específicos da área. Ele também orienta pacientes e seus responsáveis e/ou cuidadores, além de atuar em programas de prevenção, promoção da saúde e da qualidade de vida.

O fonoaudiólogo pode ter atuação também na pesquisa, com trabalhos da área e organização e participação em eventos científicos.

Quais são as áreas de atuação?

A atuação do profissional de Fonoaudiologia pode ser em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, clubes, comunidades, escolas, indústrias, ou em atendimento a domicílio. Suas funções são realizadas em ambientes fechados, em horários diurnos.

Ele pode trabalhar com carteira assinada, como autônomo ou como prestador de serviços terceirizados.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Fonoaudiologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Dinamismo;
  • Trabalhar em equipe;
  • Tomar decisões;
  • Capacidade de análise e síntese;
  • Capacidade de observação;
  • Contornar situações adversas;
  • Criatividade;
  • Capacidade de adaptação;
  • Iniciativa;
  • Organização;
  • Capacidade de comunicação não verbal;
  • Objetividade;
  • Transmitir segurança;
  • Trabalhar com biossegurança.

Quais são as exigências do mercado?

Quem se forma em Fonoaudiologia deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono).

 

Nota de corte para o curso de Fonoaudiologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa