Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado
Quanto tempo dura em média, 5 anos
Área de Conhecimento Ciências da saúde
Estágio Mínimo 800 horas
Como é o curso de Farmácia?
Como é a faculdade?
Farmácia é o curso que forma profissionais da saúde com foco de atuação principal na produção de alimentos, análises clínicas, cosméticos, medicamentos e reagentes químicos.
Ao fim do curso, o profissional está qualificado para realizar pesquisas, preparar, assegurar a qualidade, registrar e distribuir cosméticos, produtos de higiene pessoal e medicamentos.
Como é o mercado de Farmácia?
O profissional da área de Farmácia pode atuar em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios. Seu trabalho na indústria está na área de produtos farmacêuticos e correlatos, bem como produtos alimentares e cosméticos.
A maioria atua com carteira assinada, mas o farmacêutico também pode ser autônomo ou empregador.
O que você irá aprender?
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), Farmácia é um curso dividido em três grandes eixos, com carga horária total de 4.000 horas e duração mínima de quatro anos.
Eixo 1: Cuidado em Saúde (50% do conteúdo);
Eixo 2: Tecnologia e Inovação em Saúde (40% do conteúdo);
Eixo 3: Gestão em Saúde (10% do conteúdo).
Sendo uma formação com viés amplo, o farmacêutico desenvolve habilidades e conhecimentos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ética e bioética), e Ciências Farmacêuticas, exigidas em metade dos conteúdos das disciplinas.
Há também estágio curricular supervisionado obrigatório, que, de acordo com o MEC, deve ocupar pelo menos 20% da carga horária total do curso. O estágio é dividido entre três áreas:
- Fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica: 60%;
- Análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimento: 30%;
- Especificidades institucionais e regionais: 10%.
O MEC recomenda a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação docente.
Como é a rotina?
Dentre o escopo de atribuições do profissional de Farmácia, estão ações de manipulação de produtos farmacêuticos, que podem ser feitos em escala individual ou industrial. O farmacêutico contribui para a manutenção da qualidade desses serviços em sua produção, armazenamento, transporte e distribuição.
Outra função tradicional da área é a coordenação de políticas de assistência farmacêutica, com o trabalho na regulação e fiscalização de estabelecimentos do setor.
O farmacêutico também pode trabalhar na realização de análises clínicas, biológicas, toxicológicas, físico-químicas, microbiológicas e bromatológicas. Além disso, pode atuar na pesquisa sobre efeitos de medicamentos e outras substâncias no corpo de humanos e animais.
Quais são as áreas de atuação do profissional de Farmácia?
O farmacêutico pode trabalhar em fábricas de medicamentos e cosméticos, farmácias, drogarias, além de laboratórios de análises clínicas.
Outras opções estão no setor público, na atuação em farmácias populares e serviços de vigilância sanitária, além de instituições de pesquisa e produção científica.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do profissional de Farmácia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Trabalhar em equipe;
- Capacidade de liderança e organização;
- Empatia;
- Habilidade técnica-analítica;
- Criatividade;
- Contornar situações adversas;
- Habilidade de comunicação;
- Capacidade de tomar decisões;
- Destreza manual;
- Credibilidade;
- Atenção a detalhes.
Quais são as exigências do mercado de Farmácia?
Além de ser necessário portar diploma de curso reconhecido pelo MEC, o farmacêutico deve se filiar ao Conselho Regional de Farmácia (CRF).