Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado
Quanto tempo dura em média, 5 anos
Área de Conhecimento Engenharias
Estágio Mínimo 160 horas
Como é o curso de Engenharia de Produção?
Como é a faculdade?
A formação em Engenharia de Produção habilita pessoas para o gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais de empresas, de forma a aumentar sua produtividade e rentabilidade.
O engenheiro de produção traz uma sólida formação multidisciplinar essencial para empresas que desejam aumentar sua competitividade. Ele aponta, elabora e resolve questões dos sistemas de produção de bens e serviços.
Como é o mercado?
O profissional de Engenharia de Produção pode trabalhar em quaisquer organizações produtivas, como empresas, hospitais, bancos e indústrias.
O que você irá aprender?
O curso de Engenharia de Produção, assim como todos os cursos de Engenharia, deve ser composto de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos, segundo definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC).
Os conteúdos básicos compõem 30% da carga horária total e devem conter elementos de Administração, Ciências do Ambiente, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Economia, Eletricidade Aplicada, Expressão Gráfica, Fenômenos de Transporte, Física, Informática, Matemática e Estatística, Mecânica dos Sólidos, Metodologia Científica e Tecnológica, e Química.
Os conteúdos profissionalizantes obrigatoriamente devem ocupar 15% da grade do curso, com os conteúdos de Engenharia do Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Estratégia e Organização, Gerência de Produção, Gestão Ambiental, Gestão Econômica, Gestão de Tecnologia, Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas, Pesquisa Operacional, Processos de Fabricação, Qualidade, Sistemas de Informação,e Transporte e Logística.
Já os conteúdos específicos restantes, com extensões e aprofundamentos da parte profissionalizante, ficam a critério da instituição de ensino. Por fim, para se formar, o graduando deve apresentar um trabalho de conclusão de curso.
Como é a rotina?
O engenheiro de produção identifica e analisa perdas de processos, produtos e serviços, criando planos de ações preventivas e corretivas. Nesse sentido, ele pode desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos.
O profissional de Engenharia de Produção também pode gerenciar atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente. Ele terá habilidades em planejamento de empreendimentos e atividades produtivas, com coordenação de equipes e treinamentos.
Quais são as áreas de atuação?
Quem se forma em Engenharia de Produção costuma encontrar mais espaço dentro do ramo industrial, como no setor metalúrgico, no de produtos alimentares e no de refino de petróleo.
Atua em equipe, em empresas públicas e privadas, podendo em determinados casos estar exposto a ruídos intensos ou a altas temperaturas.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do engenheiro de produção, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Capacidade de negociação;
- Capacidade de antecipar problemas;
- Raciocínio matemático;
- Raciocínio lógico;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Senso crítico;
- Criatividade;
- Liderança;
- Atenção difusa;
- Capacidade de agir sob pressão;
- Capacidade de resolução de problemas;
- Capacidade de contornar situações adversas;
- Pró-atividade;
- Persuasão;
- Objetividade;
- Tomar decisões;
- Assumir riscos;
- Capacidade de inferência.
Quais são as exigências do mercado?
O profissional de Engenharia de Produção deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
O exercício pleno da profissão costuma ocorrer após quatro anos de experiência. É comum encontrar profissionais com pós-graduação no currículo.