Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado e Pós-graduação
Quanto tempo dura em média, 5 anos
Área de Conhecimento Engenharias
Estágio Mínimo 160 horas
Como é o curso de Engenharia de Controle e Automação?
Como é a faculdade?
A formação em Engenharia de Controle e Automação habilita profissionais para projetar, operar, administrar e dar a manutenção adequada aos equipamentos usados na indústria.
Quem trabalha nessa área é responsável pela automação dos processos produtivos da empresa e pode criar seu próprio sistema de automação ou dar suporte para os já implantados.
Como é o mercado?
O engenheiro de controle e automação pode trabalhar em concessionárias de energia, na automação de indústrias e prédios e na fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.
Também pode atuar com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador.
O que você irá aprender?
O curso de Engenharia de Controle e Automação precisa seguir as regras básicas da área das Engenharias para funcionar, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Sendo assim, o currículo deve ter pelo menos 30% das horas com disciplinas básicas, entre elas, Administração, Matemática e Estatística, Eletricidade Aplicada, Fenômenos de Transporte, Física, Informática e Química. Já dentro dos conteúdos profissionalizantes estão:
- Circuitos elétricos;
- Eletrônica analógica e digital;
- Instrumentação e sistemas de aquisição de dados;
- Microcontroladores, sistemas embarcados e sistemas em tempo real;
- Acionamentos e máquinas elétricas;
- Acionamentos pneumáticos e hidráulicos;
- Controle analógico e digital de equipamentos e processos;
- Controle moderno via variáveis de estado;
- Identificação, modelagem, análise e simulação de sistemas dinâmicos;
- Redes industriais de comunicação para automação;
- Controladores lógico-programáveis e sistemas supervisórios;
- Algoritmos, estruturas de dados e interfaces homem-máquina;
- Sistemas integrados de manufatura;
- Sistemas e dispositivos mecânicos;
- Robótica.
O curso tem carga horária mínima de 3.600 horas e duração média de cinco anos.
Como é a rotina?
Quem trabalha como engenheiro de controle e automação exerce, em seu dia a dia, funções de controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção.
Também estuda, projeta e especifica materiais ou equipamentos e opera sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica e de acionamentos de máquinas.
Esse profissional ainda atua com robôs, sistemas de manufatura e redes industriais.
Ele pode administrar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, além de fazer vistorias, emitindo laudos e pareceres técnicos.
Quais são as áreas de atuação?
O formado em Engenharia de Controle e Automação atua na indústria, desenvolvendo, operando e fazendo a manutenção de equipamentos e softwares para os processos industriais.
Por ter conhecimentos das áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, o profissional tem espaço para modernizar equipamentos e expandir a competitividade das empresas que trabalha.
Quais são as habilidades exigidas?
Quais são as exigências do mercado?
O profissional deve ter o diploma em curso superior na área reconhecido pelo MEC e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).