Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 5 anos

Área de Conhecimento Ciências exatas e da Terra

Estágio Mínimo 160 horas

Como é o curso de Engenharia de Computação?

Como é a faculdade?

A graduação em Engenharia de Computação capacita profissionais para planejar, desenvolver, programar e gerenciar softwares e hardwares.

 

 

Como é o mercado?

O engenheiro em computação atua na área de software e na área de hardware, incluindo robótica. Trabalha em indústrias químicas, de material de transporte, de máquinas para escritórios e equipamentos de informática, além de universidades, instituições financeiras e empresas de telecomunicações.

Também exerce funções em locais de pesquisa de alta tecnologia.

Esse profissional pode trabalhar como empregado, funcionário público ou autônomo, em equipe multidisciplinar, parceria ou cooperação, atuando presencialmente ou a distância.

O que você irá aprender?

O curso de Engenharia da Computação, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), precisa apresentar os conteúdos básicos e tecnológicos abaixo:

  • Projeto de sistemas digitais;
  • Projeto de circuitos integrados;
  • Microeletrônica e nanoeletrônica;
  • Processamento digital de sinais;
  • Comunicação de dados;
  • Sistemas de controle;
  • Automação de projeto;
  • Transdutores;
  • Teoria dos semicondutores;
  • Teoria eletromagnética;
  • Eletrônica digital e analógica;
  • Circuitos elétricos;
  • Eletricidade;
  • Física.

O curso deve ter carga horária total de 3.200 horas, sendo que pelo menos 30% será voltada para conteúdos básicos a todas as graduações da Engenharia e outros mínimos 15% a conteúdos profissionalizantes. 

Para se formar, o aluno precisa entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir o estágio obrigatório supervisionado de no mínimo 160 horas.

Como é a rotina?

Em sua rotina de trabalho, o engenheiro em computação projeta soluções em Tecnologia da Informação, identificando problemas e oportunidades, administra ambientes operacionais, faz documentação, oferece suporte técnico e organiza treinamentos a usuários. 

Ele também desenvolve protótipos, valida novas tecnologias e arquiteta aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível.

Quais são as áreas de atuação?

O formado em Engenharia de Computação tem espaço em grandes organizações para criar e coordenar sistemas ou desenvolver novas máquinas industriais e novas tecnologias. 

Além disso, pode exercer funções em empresas que necessitam de instalação, operação e manutenção da rede de computadores, transmissão de dados e sistemas de automação comercial e industrial. Outra possibilidade é dar aulas em universidades e fazer pesquisas.

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Além do diploma em um curso na área reconhecido pelo MEC, o engenheiro em computação precisa ter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Para ser considerado de nível pleno, o profissional precisa ter de um ou dois anos de experiência na área de aplicativos e equipamentos, enquanto na área de sistemas de computação é necessário pelo menos de quatro a cinco anos.

Nota de corte para o curso de Engenharia de Computação

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa