Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado e tecnólogo
Quanto tempo dura em média, 4 anos
Área de Conhecimento Ciências da saúde
Estágio Mínimo 800 horas
Como é o curso de Enfermagem?
Como é a faculdade?
A formação em Enfermagem desenvolve profissionais com habilidades de prevenção, promoção, proteção e restabelecimento da saúde de pessoas, juntamente a outros profissionais do setor. O aluno desse curso estuda para analisar a saúde de seus pacientes com fins de tomar decisões adequadas, éticas e comprometidas.
O enfermeiro também deve saber administrar as informações a ele confiadas, fazendo o gerenciamento de equipe e dos recursos disponibilizados para o seu trabalho.
Como é o mercado de Enfermagem?
O bacharel em Enfermagem tem vários campos de atuação: na saúde pública ou privada, em hospitais, clínicas e atendimentos domiciliares. Sua responsabilidade é cuidar da higiene, alimentação, administração de remédios e de eventuais curativos no paciente.
Já a Licenciatura prepara para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.
O que você irá aprender?
O conteúdo essencial da graduação em Enfermagem deve contemplar três grandes áreas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC): Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem.
O curso tem foco nas necessidades sociais da saúde, do atendimento no Sistema Único de Saúde, com qualidade e atendimento humanizado.
O foco das matérias é o aprendizado das ações relativas ao cuidado, considerando a realidade do cidadão, da família e da comunidade.
O estágio obrigatório é realizado em hospitais, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades, rotineiramente ocorrendo nos últimos dois semestres da graduação. Para se formar, é necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso.
Como é a rotina?
Como padrão, o enfermeiro dá assistência ao paciente, coordenando, planejando e auditando serviços de enfermagem.
Além disso, ele pode executar ações para a promoção da saúde junto à comunidade em que está inserido e realizar pesquisas.
Quais são as áreas de atuação do profissional de Enfermagem?
O profissional de Enfermagem exerce atividades tanto em empresas privadas quanto nos serviços públicos, sempre nas áreas de saúde e serviços sociais, geralmente com registro em carteira, trabalhando em equipe e em ambientes fechados.
O trabalho é feito com base no revezamento por turnos (diurno/noturno), exceto os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que têm carga de trabalho e horários específicos.
Quem segue a área de Enfermagem é exposto a riscos biológicos e – com exceção dos Enfermeiros Sanitaristas e do Trabalho – a materiais tóxicos, radiações e contaminação por materiais cortantes. O trabalho também pode ser estressante, já que ele lida com a vida humana.
Quais são as habilidades exigidas?
Conforme indicado pelo Ministério do Trabalho, as principais características do enfermeiro são:
- Flexibilidade;
- Organização;
- Autocontrole;
- Capacidade de adaptar-se às situações;
- Capacidade de atenção;
- Sensibilidade;
- Destreza manual;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Capacidade de negociação;
- Capacidade de interpretar linguagem verbal e não verbal;
- Capacidade de liderança;
- Capacidade de saber ouvir;
- Capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- Rapidez de raciocínio.
Quais são as exigências do mercado de Enfermagem?
O enfermeiro deve possuir diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Além disso, para fazer especialização, é recomendado passar por diferentes áreas de trabalho. O exercício pleno das atividades ocorre após dois anos de experiência profissional, exceto para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, onde não é exigida experiência anterior.