Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Licenciatura

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Mínimo 20% da carga horária

Como é o curso de Educação Física?

Como é a faculdade?

O curso de Educação Física forma pessoas focadas na promoção da saúde e da capacidade física por meio do ensino e prática de atividades relativas ao corpo.

O aluno se qualifica ao longo da graduação para conduzir programas de exercícios físicos, ginástica, jogos, artes marciais, esportes e dança.

Como é o mercado de Educação Física?

O educador físico pode preparar atletas de diversas modalidades esportivas e prestar assistência no tratamento de portadores de deficiência.

 

O bacharel em Educação Física encontra trabalho em academias, hospitais, postos de saúde, ONGs, empresas, clínicas e até mesmo hotéis ou acampamentos.

O profissional também pode ser personal trainer e atuar em diversos setores das carreiras esportivas.

 O licenciado pode dar aulas em escolas de ensino público e privado.

 

O que você irá aprender?

O curso de Educação Física, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), deve conter disciplinas de formação específica e ampliada.

Formação Específica:

  • Dimensão cultural do movimento humano;
  • Dimensão técnica-instrumental;
  • Dimensão didática-pedagógica.

 

 

 

Formação Ampliada:

  • Relação ser humano-sociedade;
  • Dimensão biológica do corpo humano;
  • Produção do conhecimento científico e tecnológico.

Os conteúdos devem contemplar particularidades regionais, identidades culturais, educação ambiental, trabalho, necessidades das pessoas portadoras de deficiência e de outros grupos especiais.

Fica a critério da faculdade oferecer outros conteúdos de aprofundamento, que ocupem até 20% da carga horária total do curso.

 

Como é a rotina?

O educador físico desenvolve atividades físicas e ensina técnicas desportivas para pessoas de todas as faixas etárias. Ele também pode realizar treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes, instruindo sobre princípios e regras.

 

O profissional de Educação Física supervisiona o preparo físico dos atletas, acompanhando e coordenando práticas desportivas. Pode elaborar informes técnicos e científicos na área.

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Educação Física?

A atuação para o educador físico ocorre primariamente na prestação de serviços educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. 

O bacharel trabalha como autônomo ou com carteira assinada em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e de fisioterapia. Já o licenciado é o profissional que atua na Educação Básica, como professor.

 

 

O trabalho é individual, em locais e horários variados. Em algumas atividades, os profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão, ou sujeitos a condições climáticas intensas.

 

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Educação Física, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Capacidade de atualização;
  • Manter postura ética e moral;
  • Capacidade de liderança;
  • Capacidade de expressão comunicativa;
  • Capacidade de inovação;
  • Criatividade;
  • Demonstrar controle emocional.

 

 

 

 

 

Quais são as exigências do mercado de Educação Física?

O profissional de Educação Física deve ter diploma reconhecido pelo MEC e estar inscrito no Conselho Regional de Educação Física (Cref). Para o exercício pleno da função, a experiência pode variar entre um a quatro anos. O mercado também vem trazendo profissionais especializados e pós-graduados.

 

Nota de corte para o curso de Educação Física

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa