Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura de 2 a 4 anos

Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas

Estágio Não obrigatório

Como é o curso de Design?

Como é a faculdade?

Design é um curso voltado para o desenvolvimento de conceitos visuais, transformados em peças gráficas, materiais e produtos. Esse processo envolve o estudo da forma, da funcionalidade, da estrutura e da estética.

Os candidatos ao curso de Design podem escolher entre duas habilitações: Design Gráfico e Design de Produto.

Enquanto o primeiro se habilita para trabalhar em jornais, revistas, logos, estampas e interfaces gráficas para mídias digitais, o segundo pode trabalhar na indústria, desenvolvendo produtos e peças para máquinas, joias, automóveis, móveis, materiais de construção civil e aparelhos de uso cotidiano.

Como é o mercado?

O designer trabalha na indústria, em agências de publicidade e de design, editoras, ou empresas no setor de comunicação. Pode também atuar como autônomo, prestando serviço a empresas e pessoas.

 

O que você irá aprender?

A grade curricular do curso de Design, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), deve conter conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos.

O eixo de conteúdos básicos envolve aprendizagem da história e das teorias do Design em seus contextos sociológicos, antropológicos, psicológicos e artísticos, além do estudo de materiais, processos, gestão e relação com o mercado. Ainda nesse eixo, o curso deve trazer métodos e técnicas de projetos, meios de representação, comunicação e informação e sua relação com o usuário, o objeto e o meio ambiente.

Os conteúdos específicos englobam disciplinas voltadas para as produções com que a habilitação permite o estudante trabalhar. Já os conteúdos teórico-práticos integram as teorias aprendidas a suas aplicações práticas.

Além do bacharelado em Design, existem também opções de cursos tecnológicos na área, que podem durar, em média, dois anos.

Como é a rotina?

O profissional de Design planeja e cria obras e projetos de sua área. Outra possibilidade é desenvolver projetos de restauração e conservação de bens culturais.

O designer também pode trabalhar na área de pesquisa, além de divulgar suas obras de arte, produtos e serviços.

Quais são as áreas de atuação?

A pessoa formada em Design encontra espaço em muitos setores. O designer de produto pode ser contratado por indústrias, criando e desenvolvendo protótipos de vários tipos de objetos.

O designer gráfico geralmente trabalha em empresas jornalísticas, agências de publicidade, editoras de livros e apostilas e no setor de marketing e comunicação de diferentes empresas e organizações.

O profissional de Design pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo, oferecendo seus serviços conforme a necessidade do cliente.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Design, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc.);
  • Capacidade de percepção;
  • Atenção;
  • Interagir com instituições e profissionais da área;
  • Habilidade manual;
  • Habilidade motora fina;
  • Acuidade visual;
  • Criatividade;
  • Capacidade de síntese;
  • Cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • Afinidade com novas tecnologias;
  • Coordenar equipes;
  • Trabalhar em equipe;
  • Capacidade de imaginação espacial.

Quais são as exigências do mercado?

O profissional de Design deve ter formação em curso superior reconhecido pelo MEC. Para atingir o nível pleno de profissão, o designer gráfico deve trabalhar pelo menos três anos, enquanto o de produto deve ter no mínimo cinco anos de experiência.

 

 

Nota de corte para o curso de Design

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa