Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo
Quanto tempo dura de 2 a 4 anos
Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas
Estágio Não obrigatório
Como é o curso de Design?
Como é a faculdade?
Design é um curso voltado para o desenvolvimento de conceitos visuais, transformados em peças gráficas, materiais e produtos. Esse processo envolve o estudo da forma, da funcionalidade, da estrutura e da estética.
Os candidatos ao curso de Design podem escolher entre duas habilitações: Design Gráfico e Design de Produto. Enquanto o primeiro se habilita para trabalhar em jornais, revistas, logos, estampas e interfaces gráficas para mídias digitais, o segundo pode trabalhar na indústria, desenvolvendo produtos e peças para máquinas, joias, automóveis, móveis, materiais de construção civil e aparelhos de uso cotidiano.
Como é o mercado?
O designer trabalha na indústria, em agências de publicidade e de design, editoras, ou empresas no setor de comunicação. Pode também atuar como autônomo, prestando serviço a empresas e pessoas.
O que você irá aprender?
A grade curricular do curso de Design, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), deve conter conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos.
O eixo de conteúdos básicos envolve aprendizagem da história e das teorias do Design em seus contextos sociológicos, antropológicos, psicológicos e artísticos, além do estudo de materiais, processos, gestão e relação com o mercado. Ainda nesse eixo, o curso deve trazer métodos e técnicas de projetos, meios de representação, comunicação e informação e sua relação com o usuário, o objeto e o meio ambiente.
Os conteúdos específicos englobam disciplinas voltadas para as produções com que a habilitação permite o estudante trabalhar. Já os conteúdos teórico-práticos integram as teorias aprendidas a suas aplicações práticas.
Além do bacharelado em Design, existem também opções de cursos tecnológicos na área, que podem durar, em média, dois anos.
Como é a rotina?
O profissional de Design planeja e cria obras e projetos de sua área. Outra possibilidade é desenvolver projetos de restauração e conservação de bens culturais.
O designer também pode trabalhar na área de pesquisa, além de divulgar suas obras de arte, produtos e serviços.
Quais são as áreas de atuação?
A pessoa formada em Design encontra espaço em muitos setores. O designer de produto pode ser contratado por indústrias, criando e desenvolvendo protótipos de vários tipos de objetos.
O designer gráfico geralmente trabalha em empresas jornalísticas, agências de publicidade, editoras de livros e apostilas e no setor de marketing e comunicação de diferentes empresas e organizações.
O profissional de Design pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo, oferecendo seus serviços conforme a necessidade do cliente.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do profissional de Design, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc.);
- Capacidade de percepção;
- Atenção;
- Interagir com instituições e profissionais da área;
- Habilidade manual;
- Habilidade motora fina;
- Acuidade visual;
- Criatividade;
- Capacidade de síntese;
- Cumprir normas e procedimentos de segurança;
- Afinidade com novas tecnologias;
- Coordenar equipes;
- Trabalhar em equipe;
- Capacidade de imaginação espacial.
Quais são as exigências do mercado?
O profissional de Design deve ter formação em curso superior reconhecido pelo MEC. Para atingir o nível pleno de profissão, o designer gráfico deve trabalhar pelo menos três anos, enquanto o de produto deve ter no mínimo cinco anos de experiência.