Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura até 8 semestres

Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas

Estágio Não é obrigatório

Como é o curso de Desenho Industrial?

Como é a faculdade?

O curso de Desenho Industrial é uma especialidade de Design, que capacita profissionais para elaborar desenhos técnicos para fabricação mecânica e produção, em seus aspectos estéticos e construtivos. 

Com interfaces de Artes, Arquitetura, Engenharia e Publicidade, o curso ensina o aluno a sintetizar as informações necessárias para a construção de um processo ou produto de forma gráfica.

Por isso, é importante que o estudante tenha afinidade com Cálculo e Geometria, além de facilidade para desenhar e capacidade para fazer análises críticas. 

Como é o mercado?

O que você irá aprender?

O bacharelado de Desenho Industrial segue as regras do curso de Design, abordando conteúdos da área e específicos para a habilitação, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Em algumas instituições, Desenho Industrial é uma especialização do curso de Design de Produto.

O conteúdo geral de Design aborda três eixos de formação: Eixo de Conteúdos Básicos, Eixo de Conteúdos Específicos e Eixo de Conteúdos Teórico-Práticos. No primeiro, estão as seguintes matérias:

  • História e Teorias do Design;
  • Métodos e Técnicas de Projetos;
  • Meios de representação, comunicação e informação;
  • Relações usuário/objeto/meio ambiente;
  • Produção e Mercado.

Como é a rotina?

Quais são as áreas de atuação?

O formado em Desenho Industrial pode atuar em empresas de todos os portes, ao lado de designers de produto e engenheiros. 

As melhores oportunidades estão em empresas de grande porte, que trabalham com equipe diversificada, com profissionais especializados, para melhorar sua competitividade.

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Nota de corte para o curso de Desenho Industrial

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa