Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

Quanto tempo dura Ciências humanas

Área de Conhecimento até 10 semestres

Estágio Mínimo 400 horas

Como é o curso de Ciências Sociais?

Como é a faculdade?

Ciências Sociais capacita profissionais para o estudo das estruturas e relações características das sociedades, em relação a seus aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos.

Ao longo do curso, o aluno adquire uma bagagem teórica e científica no conhecimento e compreensão das formas de organização e estruturação da vida social do homem. Entre suas habilidades, estão observar, analisar e interpretar criticamente as práticas sociais em toda a sua diversidade espacial e temporal.

O formando em Ciências Sociais consegue analisar e interpretar problemas e conflitos humanos, os movimentos sociais, a formação de opiniões, as dinâmicas demográficas, os sistemas de crenças, entre outros.

O curso pode ser feito nas modalidades bacharelado e licenciatura, que possibilitam a articulação de ensino e de pesquisa. Além disso, a graduação oferece habilitações específicas em Antropologia, Sociologia e Ciência Política, ainda que exista graduação independente nessas áreas.

Como é o mercado?

Os profissionais de Ciências Sociais encontram espaço no ensino, na pesquisa acadêmica, nos segmentos de políticas públicas e na área de audiovisual, em que podem atuar com produção de roteiros e pesquisa.

O campo de atuação para o cientista social vem sendo ampliado nos setores administrativo, legislativo e judicial, com a prestação de consultorias e assessorias especializadas.

O que você irá aprender?

Conforme determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), a grade curricular de Ciências Sociais deve ter foco em três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre.

A Formação Específica refere-se à base do conhecimento necessário para o cientista social, composta por atividades acadêmicas obrigatórias, optativas e complementares. Cada instituição de ensino pode definir quais serão as atividades e sua carga horária.

A Formação Complementar é elaborada com base em atividades acadêmicas obrigatórias e optativas definidas a partir das áreas específicas de formação do curso. Já o eixo de Formação Livre oferece atividades acadêmicas de livre escolha do aluno, de acordo com a definição de cada instituição de ensino.

O estudante que optar por licenciatura também terá em sua grade os conteúdos definidos para a educação básica e as didáticas próprias de cada um deles.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indica que o curso de Ciências Sociais deverá ter as disciplinas:

  • Teorias Clássicas da Antropologia;
  • Teorias Clássicas da Ciência Política;
  • Teorias Clássicas da Sociologia;
  • Teorias Contemporâneas da Antropologia;
  • Teorias Contemporâneas da Ciência Política;
  • Teorias Contemporâneas da Sociologia;
  • Temáticas Contemporâneas das Ciências Sociais;
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa;
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa;
  • Pensamento Social e Político Brasileiro.

 

Como é a rotina?

Quais são as áreas de atuação?

Quais são as habilidades exigidas?

Quais são as exigências do mercado?

Nota de corte para o curso de Ciências Sociais

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa