Resumo do curso

Tipos de curso Não especificado

Quanto tempo dura Não disponível

Área de Conhecimento Ciências exatas e da terra

Estágio É obrigatório

Como é o curso de Astronomia?

Como é a faculdade?

A formação em Astronomia contempla o estudo da estrutura do universo, de seus astros e do Sistema Solar. Também aborda a história da Astronomia e os estudos dos cientistas da área.

O profissional é capaz de elaborar teorias e confrontá-las com a realidade empírica, de registrar, pela observação, os fenômenos astrológicos para o estudo do movimento dos astros e das suas relações com outros corpos no espaço.

Outro objeto de estudo dos astrônomos se refere aos compostos químicos e às características da superfície dos astros. 

 

 

 

Como é o mercado?

O estudante formado em Astronomia trabalha em instituições públicas, como institutos de pesquisa e universidades. Atua também na montagem de exibições, dando palestras, coordenando visitas a planetários e museus e colaborando em revistas científicas.

Além disso, o profissional pode dar aulas de Física, Matemática ou Astronomia no Ensino Médio. Caso tenha pós-graduação, pode lecionar Astronomia no Ensino Superior.

O que você irá aprender?

Cursos livres e de extensão são as principais opções de formação na área no Brasil. Mas algumas instituições já oferecem o bacharelado em Astronomia.

O curso de graduação dura, em média, quatro anos e foca em bastantes atividades práticas, em laboratórios e observatórios, além do desenvolvimento de projetos acadêmicos.

Entre os conteúdos presentes no curso, estão:

  • Planetas e Sistemas Planetários;
  • Astrofísica Estelar;
  • Astrofísica Galáctica e Extragaláctica;
  • Física da Terra e do Universo;
  • História das Ciências;
  • Introdução à Física de Plasmas e Fusão Nuclear.

Também é possível investir no estudo da Astronomia cursando o bacharelado em Física e, depois, fazendo uma pós-graduação na área. Matemática e Física são disciplinas básicas deste curso.

 

 

 

 

Como é a rotina?

A atividade principal do astrônomo é realizar pesquisas científicas para analisar fenômenos astronômicos. O profissional obtém e trata dados e divulga informações por meio de trabalhos, teses, publicações, eventos, entre outros meios.

Outras funções importantes são o desenvolvimento de sistemas computacionais e instrumentação científica e o gerenciamento de projetos em sua área.

Quais são as áreas de atuação?

Os profissionais de Astronomia podem atuar na área acadêmica. Além disso, devido à base de aprendizado instrumental e computacional, os astrônomos são profissionais procurados pelo mercado tecnológico.

 

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Astronomia, elencadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Curiosidade científica;
  • Raciocínio lógico;
  • Raciocínio matemático;
  • Capacidade de síntese;
  • Habilidade para atuar em diferentes equipes;
  • Criatividade.

Quais são as exigências do mercado?

A atuação profissional do formado em Astronomia depende apenas de um diploma em um curso superior reconhecido pelo MEC. 

Nota de corte para o curso de Astronomia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa