Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado
Quanto tempo dura em média, 5 anos
Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas
Estágio Obrigatório
Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Como é a faculdade?
A formação em Arquitetura e Urbanismo gera profissionais envolvidos na projeção, planejamento, construção e organização de espaços internos e externos, seguindo critérios bem embasados em relação a estética, conforto e funcionalidade, de forma a atender as necessidades sociais.
O aluno do curso aprende a estruturar e realizar projetos prediais, paisagísticos, design de interiores e planejamento urbano, com base no entendimento dos processos e produtos envolvidos no habitat humano e de uma visão histórico-crítica da realidade, enxergando-a como um processo em permanente mutação.
Como é o mercado?
O arquiteto pode trabalhar em empresas de arquitetura, construtoras, em ONGs, no setor educacional e de pesquisa, e no setor público. Pode também trabalhar como autônomo.
Na área de Arquitetura e Urbanismo, o profissional atuará desenvolvendo projetos de edifícios, de urbanismo e de paisagismo, ou em restauração de monumentos, em estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores.
O que você irá aprender?
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) definem que o curso de Arquitetura e Urbanismo deve ser dividido em dois núcleos: o de Conhecimentos de Fundamentação e o de Conhecimentos Profissionais.
O primeiro traz a base teórica principal e é composto por:
- Estética e História das Artes;
- Estudos Sociais e Econômicos;
- Estudos Ambientais;
- Desenho;
- Meios de Representação e Expressão.
Já o segundo núcleo traz conhecimentos destinados à caracterização da identidade profissional, sendo:
- Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo;
- Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo;
- Planejamento Urbano e Regional;
- Tecnologia da Construção;
- Sistemas Estruturais;
- Conforto Ambiental;
- Técnicas Retrospectivas;
- Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;
- Topografia.
Os núcleos poderão conter atividades práticas e teóricas, individuais ou em equipe, incluindo aulas teóricas, conferências e palestras, produção em ateliê, viagens de estudos, visitas a canteiros de obras, pesquisas e atividades extracurriculares.
Para se formar, o estudante deve realizar um trabalho de conclusão de curso.
Como é a rotina?
O profissional de Arquitetura e Urbanismo trabalha com a elaboração de planos e projetos arquitetônicos em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias e analisando dados e informações.
Ele também fiscaliza e executa obras, desenvolve estudos de viabilidade financeira, econômica e ambiental. Pode prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como estabelecer políticas de gestão.
Quais são as áreas de atuação?
O arquiteto e urbanista pode trabalhar com construção civil, empresas imobiliárias, de serviços e indústrias, em equipes especializadas ou multidisciplinares. Pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo.
O arquiteto encontra espaço em empresas e escritórios de médio e grande porte, no setor privado, em órgãos públicos, institutos de pesquisa e planejamento urbano, em instituições ligadas ao patrimônio histórico e na área ambiental.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do profissional de Arquitetura e Urbanismo, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Capacidade de síntese;
- Expressar ideias graficamente;
- Transmitir segurança;
- Percepção espacial;
- Criatividade;
- Gerenciar informações e atividades diversas;
- Sensibilidade estética;
- Comprometimento social;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Administrar conflitos;
- Assegurar a qualidade dos serviços.
Quais são as exigências do mercado?
O arquiteto deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
É comum ocorrência de profissionais com cursos de especialização e/ou pós-graduação.