Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) e divulgada na última segunda-feira (18) pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou um cenário preocupante: entre os recém-formados, apenas 33% conseguem emprego em sua área nos dois anos após a graduação.

Revista Quero

Ainda, 58% dos entrevistados também afirmaram não passar nas entrevistas de emprego por razões relacionadas à falta de experiência. Enquanto, por outro lado, apenas 25,49% disseram ter conseguido entrar em sua área de formação em menos de três meses após a formatura.

Segundo o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci, são necessárias medidas como a implementação de uma política de mais estágio no mercado, além de uma economia mais forte que tenha mais oportunidades para todos. “Sem dúvida, o candidato se capacitar, buscar mais cursos extracurriculares, aprender como fazer uma boa entrevista, na sua vestimenta, na sua atitude, no seu posicionamento, tudo isso vai fazer com que ele tenha um aumento de empregabilidade.”

Já a coordenadora do curso de RH, Valéria Calipo, indica outras alternativas para quem deseja ganhar experiência, mas ainda não conseguiu uma oportunidade em sua área de atuação. “Aprimorar aquilo em que ele realmente é bom e procurar fazer algum trabalho, desenvolver, às vezes, até mesmo trabalhos voluntários para ele colocar na prática aquilo que ele aprendeu na universidade”, comenta.

por: Quero educação